As festas de fim de ano estão chegando! E a dieta?


As festas de fim de ano estão chegando e trazem com elas muitas comidas maravilhosas, não é mesmo? Com toda esta fartura, é sempre bom nos preocuparmos em como não ganhar aqueles quilinhos a mais, pois do contrário, todo ou parte do trabalho feito ao longo do ano pode ir por água abaixo. O ideal é que a ceia continue sendo saborosa, porém mais saudável, e para isso basta usar a criatividade e preparar pratos sofisticados, porém menos calóricos. Então é preciso se planejar!

Vai fazer a ceia em casa ou na casa de outras pessoas? Se for em casa, fica mais fácil, pois o cardápio é montado por você sendo assim possível optar por refeições mais leves. Mas se for na casa de amigos ou parentes? Então que tal contribuir levando alguma coisa? Esta pode ser uma boa saída!

Vou dar uma mãozinha com dicas leves que não perdem em nada no quesito sabor!

Para as entradas

Prepare saladas de folhas variadas e use molhos leves à base de limão, vinagre e ervas.

Palitos de legumes, como cenoura, pepino, pimentões coloridos ficam lindos e ajudam a controlar a “boquinha nervosa”.

Um salpicão light é uma boa pedida de entrada, pois ajuda a sustentar até a hora da ceia, mas não exagere.

CUIDADO com as frutas secas, castanhas, nozes, amêndoas, enfim, as OLEAGINOSAS, elas são bastante calóricas e normalmente são consumidas em grandes quantidades, então mescle estas opções com frutas frescas da estação ou não.

EVITE os embutidos, como presunto e salaminho, são riquíssimos em SÓDIO, gordurosos e, logo, muito calóricos;

Para os pratos principais

Prefira peixes e aves (sem pele) SEMPRE assados em substituição às carnes vermelhas, por exemplo.

Para canelones ou outras massas recheadas, use recheios com ricota, pois é um queijo bem mais magrinho.

Para os acompanhamentos

Troque o arroz ou a massa branca pelas opções integrais, são mais nutritivas e satisfazem mais.

Faça saladas com vegetais, folhas, tubérculos, podendo ser cozidas ou mesmo cruas. E fuja das saladas feitas com maioneses. O queijo cottage pode ser uma boa opção para substituí-la.

Legumes grelhados e recheados, como tomate, abobrinha e pimentões podem também ser ótimas opções.

Para as bebidas

Quanto às bebidas alcoólicas não existe uma quantidade recomendada para o consumo, PORTANTO, moderação SEMPRE, pois prejudicam a saúde e possuem calorias vazias.

Prefira consumir água de coco, suco de frutas frescas, água sem gás, água saborizada, elas irão ajudar na hidratação e não são agressivos ao organismo.

Os coquetéis de frutas, sem álcool, também são boas opções para a ocasião, mas cuidado com os coquetéis feitos com leite condensado.

Para a sobremesa

Frutas frescas e salada de frutas SEM leite condensado são opções saudáveis e saborosas.

Palitos de frutas ficam lindos como decoração e são também uma boa ideia para adoçar o paladar.

A tradicional rabanada pode ser feita assada ao invés de frita.

Os picolés de frutas sem leite ou frutas congeladas batidas no liquidificador também podem ser servidos como sobremesas.

Pessoal, ninguém precisa se privar das comidas típicas ou das sobremesas, basta consumir MODERADAMENTE, sem dúvidas este é o grande segredo.

Tentar balancear a ingestão de calorias pode ser uma ótima opção, então que tal pensar assim: vou comer aquele pavê irresistível, então diminuirei ou evitarei o arroz e a farofa. Faça trocas inteligentes, elas fazem TODA diferença nestas horas! A privação só existe para quem precisa, no caso de patologias que restringem alimentos ou grupos alimentares.

Os exageros, além de MUITAS calorias, gorduras e açúcares extras na dieta, podem levar a problemas imediatos como náuseas, inchaços, dores de cabeça, dores abdominais e alterações no ritmo intestinal e a noite ou o dia seguinte pode não ser tão legal assim, portanto, cautela.

E no dia seguinte, tenha uma alimentação leve, trivial, rica em frutas, vegetais e muita água para reequilibrar o organismo e ajudar a combater qualquer desconforto.

Mude hábitos, é o melhor caminho!

Deixe seu comentário

As festas de fim de ano estão chegando! E a dieta?

log in

Become a part of our community!

Não possui uma conta?
sing up

reset password

Voltar para
log in

sing up

Voltar para
log in
Choose A Format
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Gif
GIF format
X