Correr envelhece?


-1
62 shares, -1 points

O processo de envelhecimento é natural e inevitável, mas pode ser acelerado por diversos fatores como tabagismo, consumo de álcool, poucas horas de sono por dia, excesso no consumo calórico e de açúcar, excesso de exposição solar, sedentarismo, etc.

A maioria desses fatores aceleram o envelhecimento por aumentarem a produção de radicais livres. Essas substâncias são espécies reativas de oxigênio e/ou nitrogênio que são agentes oxidantes que possuem um ou mais elétrons livres. Os elétrons, estando livres, reagem com facilidade podendo lesionar todos os componentes das células por oxidação. Substâncias antioxidantes agem neutralizando essas substâncias que em excesso são altamente nocivas.

Quando a produção de radicais livres é maior que a capacidade de defesa antioxidante das células, estabelece uma condição conhecida como estresse oxidativo.

Até agora você não entendeu o que a corrida têm a ver com isso não é mesmo?

Para a pratica de corrida, o corpo produz energia preferencialmente através do metabolismo oxidativo, também conhecido como metabolismo aeróbio, que é a utilização de oxigênio pelas células para fornecer energia aos músculos. Nesse processo energético o produto final da oxidação do oxigênio é água, mas estima-se que cerca de 5% do oxigênio consumido pelo corpo não seja eficientemente convertido em água, transformando-se então em radical livre. Essa pequena e controlada produção de radicais livres é importante para adaptação muscular não sendo nociva ao corpo.

Mas, como o consumo de oxigênio aumenta durante a corrida, a formação de radicais livres também é maior. Como foi falado no início do texto, o excesso da produção de radicais livres é um dos fatores associado ao envelhecimento.

O aumento dessas substâncias no organismo podem trazer envelhecimento celular e lesões musculares aos corredores, em específico em duas situações: overtraining e em atletas que se alimentam mal.

Quando há um excesso de treino, pode ocorrer acúmulo de ácido láctico nos músculos. Essa acidose favorece a formação de espécies reativas de oxigênio. Já os corredores que têm uma alimentação pobre em frutas e verduras, consomem poucas substâncias antioxidantes, favorecendo assim o estresse oxidativo, que leva ao envelhecimento precoce e à lesão muscular e articular.

Afinal, a corrida favorece ou não o envelhecimento?

Portanto, a máxima correr envelhece não é regra. Seguir uma planilha de treino adequada associada a uma boa alimentação é o que o corredor precisa para não envelhecer antes do tempo!

Veja abaixo os nutrientes antioxidantes que não podem faltar na sua alimentação e em quais alimentos eles se encontram:

Betacaroteno – presente em alimentos amarelos, laranjas ou folhosos verde escuros como abóbora, cenoura, batata-doce, mamão e gema de ovo.

Vitamina C – presente em alimentos ácidos e cítricos como laranja, limão, lima, kiwi, morango, maracujá, acerola e tomate.

Vitamina E – presente em alimentos gordurosos de origem vegetal como abacate, oleaginosas, azeite de oliva, germe de trigo e óleos vegetais.

Zinco – mineral  presente em carne vermelha, aves, frutos do mar, oleaginosas, germe de trigo e cereais integrais.

Selênio – a principal fonte é a castanha do Brasil, mas também está presente em peixes, cogumelos, mariscos e cereais integrais.

Cobre – presente em abacate, amaranto, cogumelos, frutos do mar e sementes de girassol.

Manganês – presente em feijões, oleaginosas, amaranto e amora.

Agora que você já sabe onde encontrar nutrientes antioxidantes, invista em um prato colorido e com alimentos variados. Quanto mais cores mais antioxidantes ele terá!


Caroline França

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
X