Fui traído pelo Garmin na corrida


-1
83 shares, -1 points

Se você gosta de corrida, treina com disciplina e segue com rigor o que foi prescrito pelo seu treinador leia este texto com atenção pois esta pode ser uma informação útil.

Comparação entre dados do Garmin x dados reais em pista de atletismo de 400m.
Comparação entre dados do Garmin x dados reais em pista de atletismo de 400m.

A grande maioria das pessoas que correm, ou o fazem na rua ou na esteira. Na esteira não existe grande preocupação com a autorregulação da velocidade da corrida porque basta apertar o botão e colocar na velocidade desejada. Para os que correm nas ruas, a utilização de relógios com GPS para informar o ritmo da corrida é a grande sacada para treinar adequadamente de acordo com o que foi prescrito pelo treinador, uma vez que sem uma distância de referência (como nas pistas de atletismo) até mesmo para corredores experientes regular a velocidade é uma tarefa difícil.

pista
Legenda de uma pista de atletismo de 400m com 8 raias.

Certa vez em uma competição de atletismo, ao final da prova dos 5000 metros, me chamou a atenção a decepção de uma atleta com o seu resultado. Ela era uma aluna de uma assessoria de corrida de rua e foi participar de uma competição na pista de atletismo. Sistemática, ela seguiu meticulosamente o ritmo proposto pelo seu treinador como estratégia de prova, consultando seu Garmin (GPS) sempre, para ter a certeza que estava no seu ritmo de prova correto. Ao terminar a prova percebeu que seu tempo havia sido pior do que esperava e ficou muito decepcionada. Como ela não tinha o hábito de correr na pista não percebeu que a distância em função do tempo não estava batendo.

Os relógios com GPS não fornecem o ritmo correto quando o atleta corre em uma pista de atletismo oficial de 400m.

corridaufmg

Para tirar a prova, fiz um treino de 11km de distância na pista de atletismo de 400m com um Garmin (GPS que, pra mim, é o melhor deles) no punho esquerdo e com um cronômetro no punho direito, no qual eu media o ritmo em seg/100m, neste caso 33seg/100m, o que corresponde a 11km/h. No final de 60 minutos regulando meu ritmo de corrida pelo cronômetro, percorri uma distância total de 11km certinho. Procurei correr o tempo inteiro com as passadas feitas entre 20 e 30cm da borda interna da raia 1 para realmente percorrer 400 metros em uma volta completa.

No visor do meu Garmin a distância estava marcando 11.300m, ou seja, houve um erro na leitura da distância total feita pelo satélite (primeira foto da postagem). Esse erro induz ao corredor o pensamento de que ele está mais rápido do que realmente está. Por isso CUIDADO. Como a pista de atletismo têm a distância definida e marcada, não há melhor instrumento para o atleta utilizar para ajustar a sua velocidade do que um cronômetro comum. Para isso ele deve saber um pouco sobre ritmo e a sua relação com a velocidade em sua unidade de medida mais comum que é em km/h.

Bons treinos!

cronometro


Níkolas Chaves

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
X