Palmilhas biomecânicas – o fim das dores e da pisada estranha


5
163 shares, 5 points

No fim do ano passado resolvi voltar a correr, mas estava sentindo muitas dores. Passei a correr com analgésicos e precisava de uma bolsa de gelo após cada treino.

Decidi que precisaria tomar alguma providência caso eu quisesse continuar correndo. Foi aí que procurei a Resolutiva para fazer um teste de pisada. Eu já sabia que a minha pisada era estranha, já havia passado por uma fisioterapeuta que deu o diagnóstico: uma pisada pronada e outra supinada – algo que ela só conhecia dos livros, até então.

Descobri que dentro da Resolutiva atuava a Propulsão. Ótimo! Eu já conhecia o trabalho deles. Na verdade, anos antes, na mesma época que descobri que eu tinha uma pisada pronada e outra supinada, acabei fazendo uma avaliação e uma palmilha biomecânica com eles. Na época eu ia encarar a minha primeira meia maratona. Usei a palmilha por várias semanas até o dia da prova e continuei com ela até o fim do ano, quando fiz a Volta da Pampulha.

Acontece que depois da VIP eu me mudei, abandonei a corrida e, junto, a minha palmilha.

Quase 3 anos depois, correndo vez ou outra e sem nenhuma disciplina, decidi que eu devia voltar a treinar pra valer. Precisei de poucas semanas para voltar a sentir dor e perceber que eu precisaria procurar um profissional.

Captura de Tela 2016-01-26 às 09.51.29
A tal da pronação excessiva do tipo temporal à direita e déficit de pronação à esquerda e mais uma queda pélvica à esquerda.

As avaliações foram feitas e as palmilhas foram pra produção. Dias depois foi a hora de voltar na Resolutiva para fazer o teste! A Andressa, fisioterapeuta da Propulsão que estava me acompanhando, ainda não estava 100% satisfeita com os resultados por isso mandamos as palmilhas para os ajustes finais.

palmilha biomecânica propulsão / resolutiva
Ajustes feitos, palmilhas na mão! Prontas para irem para os pés!

As imagens captadas no primeiro teste usando as novas palmilhas já mostravam claramente a correção na marcha.

Resultado: total controle da supinação na fase de contato inicial à esquerda e melhora do controle da pronação durante a fase de impulsão de MID na corrida.
Resultado: total controle da supinação na fase de contato inicial à esquerda e melhora do controle da pronação durante a fase de impulsão de membro inferior direito na corrida.

Com a palmilha no pé a mudança da marcha é perceptível. Na verdade, no início, foi até um incômodo, pois deixa a sua pisada totalmente diferente do que você estava acostumado. Por isso pode ser importante um período de adaptação. Como eu estava muito próximo da Volta da Pampulha, achei melhor não usar a palmilha naquele dia pois isso poderia arruinar a minha prova.

Concluída a VIP, era hora de encarar uma prova de fogo! A VIC – a Volta Internacional da Contorno, a prova não oficial do calendário que encerraria 2015. Na VIC eu já estava usando a palmilha há algumas semanas mas ainda tinha receio de como me sairia, afinal eram 12k de muito sobe e desce. Mais difícil que os 18k da Pampulha, na minha opinião. Completar a Contorno sem dores seria sinônimo de sucesso com a palmilha.

12k depois, muitas subidas e descidas depois e lá tava a resposta: eu estava finalmente bem adaptado com a palmilha biomecânica!

2016 começou com planilha de treinos à pleno vapor e, desde que me adaptei com a palmilha, sem dores!

No período em que estava me adaptando à palmilha, muitos me perguntaram sobre os resultados e eu fiquei de publicar um post relatando melhor. Para mim, não há dúvidas, só trouxe benefícios.

Se você está na Pampulha e região, a Propulsão está atendendo na Resolutiva – Excelência em Fisioterapia (Rua Boaventura, 1122), (31) 2573.2225.

Aproveite para compartilhar nos comentários a sua experiência ou deixar aqui a sua dúvida. O relato foi baseado apenas na minha experiência e os detalhes técnicos foram retirados do relatório de avaliação fornecido pela Andressa. Caso surjam algumas dúvidas, posso convidar a equipe da Propulsão e da Resolutiva para responderem aos comentários. 😉


Wagner Diniz

Mineiro morando em Curitiba. Atualmente corre no Barigui mas sempre aproveita a oportunidade de correr de novo na Pampulha quando está na cidade.
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
X