Mude os hábitos ruins e torne-os saudáveis de forma efetiva


1
128 shares, 1 point

Como é bom imaginar que tudo está sob controle em nossa saúde. Quando nossos hábitos são saudáveis, tudo fica mais fácil e a tendência é que consigamos treinar melhor, alimentar melhor e assim atingir nossos objetivos, sejam eles alcançar o corpo desejado ou até mesmo correr mais rápido aquela prova alvo. Infelizmente, muitas pessoas estão seguindo vários hábitos ruins, que as afastam da realizar tarefas importantes para saúde, como treinar regularmente e se alimentar bem.

Gatilho > Rotina > Recompensa

Para manter os hábitos favoráveis ao alcance dos nossos objetivos, vamos entender a sua composição. O primeiro componente é o GATILHO. Gatilhos são sinais que nos lembram de fazer algo prazeroso. O segundo componente é a ROTINA. Significa a ação que a pessoa toma ao perceber o gatilho. E, como terceiro componente, existe a RECOMPENSA. Trata-se do benefício recebido.

Baseado na relação desses três fatores, podemos entender como um hábito prejudicial age na vida das pessoas. Ex.: todo dia no trabalho, um funcionário é chamado por um colega para o horário do lanche (gatilho), e quando vai até a lanchonete (rotina) escolhe comer um hambúrguer para obter uma sensação de bem-estar (recompensa).

De acordo com estudos que investigam os hábitos, não é possível eliminá-lo por completo. O segredo é que temos que criar novas rotinas, que sejam mais poderosas, para sair da sequência antiga do hábito ruim. No exemplo acima, a recompensa do funcionário pode ser o desejo em aliviar a tensão do trabalho, e não necessariamente comer o hambúrguer.

mudança de hábitos

É possível modificar esse hábito, através da mudança da rotina. Ex.: o mesmo funcionário que é chamado por um colega para o horário do lanche, pode levar como opção uma fruta, e quando vai até a lanchonete (rotina), bate um papo descontraído para relaxar (recompensa), enquanto degusta uma maçã.

A verdade é que precisamos entender quais os mecanismos provocam os vícios que tornam nossa vida menos saudável. Conhecer como nossas emoções reagem no dia-a-dia é fundamental para tratar os maus hábitos relacionados à saúde.

Se você quiser saber mais sobre hábitos, indico a leitura do livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg. Os conceitos deste texto foram retirados do livro.

____

[ POST CONVIDADO ] Ramon Lino / Personal On


Personal ON

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
X