O conturbado relacionamento entre a musculação e a prática da corrida


0
126 shares

Como treinador e personal trainer, venho acompanhando o difícil e conturbado relacionamento entre os treinos volumosos de corrida e os intermináveis treinos no salão de musculação, então resolvi escrever sobre esse tema que desde a época de quando trabalhava em BH, percebo a necessidade e o grau de polemica sobre o assunto. Os meus corredores do Running Club da WORKFIT aqui em Sete Lagoas sabem como me preocupo com tantas variáveis da corrida tais que gerencio em conjunto com o atleta.

Primeira questão que não abro mão como treinador, seja de corrida ou atuando como personal trainer é focar meu trabalho no objetivo individual de cada atleta. Analiso cada um de forma holística e completa, afinal além do nosso santo treino de cada dia, cada um deve ter que dividir o seu tempo em: família, filhos, casa, estudos, trabalho, enfim muitas outras atividades. Se pudesse orientar meus futuros atletas, eu pediria a todos que fizessem ao menos três meses de musculação antes de iniciar a corrida, algo quase impossível. Como na maioria das vezes e por uma questão econômica, iniciar a corrida é muito mais prático, ela quase sempre antecede a musculação. Portanto a maioria das pessoas que chegam até a academia e por ventura são corredores, estão voltando de sessões fisioterápicas, claro que às vezes encontro aquele atleta que busca melhorar sua performance.

Sobre a musculação é sabido a sua importância aos corredores, mas nós treinadores devemos dosar os treinos musculares, ou melhor dizendo, periodizar tanto a musculação quanto a corrida. Afinal a principal meta da musculação é o ganho de força, treinando os músculos da corrida, tanto agonistas quanto antagonistas. Porém esse ganho de força pode ser interpretado de maneiras diversas, na maioria das vezes não na forma ideal. Um corredor de longa distância vai preferir ter o ganho da resistência muscular (o treino que mais passo aos atletas), comparado ao corredor de velocidade que vai preferir o trabalho de potência muscular.

Em ambos os casos, a musculatura ganhará força, a diferença é que no primeiro caso, o músculo será trabalhado para aguentar o estímulo por mais tempo, ou seja, manter aquele “km” desconfortável durante os treinos. No segundo caso, o corredor terá maior resposta ao estímulo em velocidade máxima, quer dizer que ele vai conseguir chegar a seu melhor desempenho do que conseguia, ou seja, melhorar seu tempo ganhando potência.

Infelizmente a ansiedade do corredor em bater seus tempos e em razão dos resultados animadores pela prática da musculação (a falta de lesões e/ou melhora no desempenho), esse começa a tomar algumas decisões por conta própria e se esquece de quantas competições o mesmo vai participar durante o ano.

A hipertrofia em excesso deve ser realizada com precaução, pois conforme alguns casos que presenciei, ela poderá representar uma mudança biomecânica na corrida e, claro, gerar lesões. A hipertrofia deve ser utilizada como ferramenta de equilíbrio muscular em conjunto com a avaliação do fisioterapeuta. Claro que cada caso deve ser analisado individualmente, afinal não podemos esquecer as lesões que acometem os corredores. Elas são resultados muitas vezes de desequilíbrios musculares dos próprios corredores.

Esse relacionamento só é conturbado porque na maioria das vezes os corredores já estão próximos de uma lesão ou estão voltando de uma, assim o relacionamento se torna difícil. Aliado à ansiedade do corredor em voltar e diminuir seu tempo, o resultado a musculação e lesão.

No próximo post, vamos dar continuidade ao tema com 6 dicas para os corredores.

[c5ab_authors_info c5_helper_title=”” c5_title=”Autor” author_id=”1001003″ ]


Tiago Pereira

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
X