Qual o melhor tênis para o seu pé?


-5
-5 points

Molhe a sola do seu pé, e em seguida coloque-o sobre uma folha de papel ou qualquer tipo de material que deixe sua pisada marcada. Avalie a marca da pisada e compare com os desenhos dos arcos de pé abaixo:

1. TIPO DE ARCOS DE PÉ

ARCO MEDIO – PÉ NORMAL
Um arco de pé “Normal” ou “Médio” irá deixar uma marca onde o calcanhar e a parte frontal do pé estarão conectados por uma larga faixa (veja Figura 1).
Na corrida:
Após a aterrizagem do calcanhar, pessoas com este tipo de pé irão rotacionar suas pisadas ligeiramente para “dentro” (pronar), amortecendo assim o impacto. Este é o tipo de pé mais comum.
Categoria:
Para este tipo de pé os tênis da categoria ESTABILIDADE são os mais adequados (Homens | Mulheres) que utiliza dispositivos de apoio, como solas de dupla densidade e apoios centrais para pronação leve. 

ARCO BAIXO – PÉ CHATO
Pessoas “Pé chato” (arco do pé baixo) deixarão marca toda a sola do pé (ver figura 2).
Na corrida: Este tipo de pé é geralmente indica um excesso do movimento “para dentro”, após a aterrizagem do calcanhar. Ou seja, um excesso de pronação. O arco entra de maneira exagerada, podendo causar lesões por sobrecarga.
Categoria: Para este tipo de pé o mais adequado para são os tênis da categoria ESTABILIDADE (Homens | Mulheres) e CONTROLE DE MOVIMENTO (Homens | Mulheres). Estes tênis têm recursos de apoio mais firme na parte intermediária do tênis e solas planas, mais indicadas para pronadores de leves a severos, bem como para corredores mais pesados. 

ARCO ALTO
Pessoas com o arco do pé alto, deixarão uma marca da pisada entre o calcanhar e a parte frontal do pé conectados apenas por uma fina faixa. (ver figura 3).
Na corrida: Este tipo de pé não faz nenhum movimento “para dentro”, ou seja, não prona, o que faz dele um mal absorvedor do impacto. Este é o tipo de pé menos comum. A falta de pronação geralmente é conhecida como supinação
Categoria: A categoria de tenis que melhor atende este tipo de pé é a AMORTECIMENTO (Homens | Mulheres) que não possuem dispositivos de estabilidade ou recurso de apoio na central Este tipo de tenis tem uma entressola mais macia e maior flexibilidade, o que não irá inibir a pronação natural.

2. AS CATEGORIAS DOS TÊNIS

2.1 Amortecimento
A categoria Amortecimento(Homens | Mulheres) é a melhor indicada para corredores com o arco do pé alto, e que não pronam de maneira eficaz. Estes tênis não têm suporte medial, e são destinados a promover forte amortecimento da entressola. Este amortecimento extra, irá compensar a falta de absorção de impacto dada pela não pronação. Assim como para corredores que não pronam, a categoria AMORTECIMENTO (Homens | Mulheres) também é indicada para corredores que aterrizam a pisada na parte media ou frontal do tenis.
2.2 Controle de Movimento
Os tênis da categoria Controle de Movimento (Homens | Mulheres) são para corredores que geralmente têm um arco do pé baixo e são pronadores leves ou severos. Estes tênis empregam tecnologias de suporte extra no lado interno para diminuir a pronação excessiva e tendem a ter solas mais amplas e planas. Corredores mais pesados que necessitam de apoio extra e durabilidade também pode optar por tênis da categoria Controle de Movimento (Homens | Mulheres). 2.3 Estabilidade Os tênis da categoria Estabilidade (Homens | Mulheres) são para corredores com arcos dos pés normais ou médios, e que são pronadores leves a moderados. Estes sapatos têm algum suporte interno medial e bom amortecimento da entressola. Como os arcos normais ou médios são os mais comum, a grande maioria dos corredores precisará de tênis da categoria Estabilidade (Homens | Mulheres). 2.4 Trilha Os tênis de trilha (Homens | Mulheres) são para corredores que desejam uma melhor tração e durabilidade para corridas em trilha. Estes tenis tendem a ser mais resistentes ao tempo e a à água e são ligeiramente mais duros para melhor estabilidade em terrenos irregulares. Os tênis de TRILHA (Homens | Mulheres) podem ser ESTABILIDADE, CONTROLE DE MOVIMENTO ou AMORTECIMENTO, dependendo do modelo são adequados aos corredores da mesma forma como os tênis de asfalto.

3. TIPOS DE PISADA

3.1 Pronador severo
Na pronação severa, a parte externa do calcanhar atinge o solo primeiro e rotaciona o pé excessivamente para dentro, o que significa que o pé e o tornozelo não conseguem estabilizar o corpo corretamente. O impacto, não é eficazmente absorvido quando a provação severa ocorre. Além disso, devido a pronação, o dedão e o segundo dedo do pé tem que fazer todo o trabalho no final do ciclo da pisada e durante a próxima decolagem. Os melhores tênis para pronadores moderados a severos são os da categoria ESTABILIDADE (Homens | Mulheres)ou CONTROLE DE MOVIMENTO (Homens | Mulheres), dependendo da gravidade da pronação.
3.2 Pronador leve
Na pronacao leve a parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar e o pé rotaciona para dentro absorvendo o choque de maneira mais eficaz, o que permite que o pé e o tornozelo consigam suportar o corpo corretamente. O pé prona, mas não excessivamente. O pé empurra de maneira uniforme no final do ciclo da pisada, com pronação leve. Desta forma, os tornozelos e pés conseguem manter a linha vertical da perna. Este é o tipo de pisada mais comum. Os melhores sapatos para pronadores leves são tenis da categoria ESTABILIDADE (Homens | Mulheres) que têm algum suporte interno medial.
3.3 Neutro
Na pisada neutra a parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar e o pé rotaciona para dentro absorvendo o impacto da pisada de maneira eficaz, permitindo ao pé e ao tornozelo para suportar o corpo corretamente. O pé prona, mas não excessivamente. O pé empurra uniformemente no final do ciclo da pisada com pronação leve. Tornozelos e pés mantém a linha vertical da perna. Os melhores tênis para corredores com pisada neutra são os da categoria AMORTECIMENTO (Homens | Mulheres). Corredores que possuem os pés mais rígidos.
3.4 Supinador
Durante a supinação a parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar, mas o pé não rotaciona para dentro durante o ciclo da pisada.Em invés disso, fica do lado de fora, gerando um impacto concentrado em uma area menor na parte externa do pé Isso diminui a absorção de impacto e faz com que os dedos menores dos pés tenham grande parte do trabalho durante a decolagem do pé. Os melhores tênis para supinadores são os mais flexíveis da categoria AMORTECIMENTO (Homens | Mulheres) com única densidade da entressola.

CorreBH

O seu canal sobre a corrida de rua na capital mineira. Acompanhe nosso site e redes sociais e fique por dentro.
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
X