Você é sua melhor companhia ou seu pior adversário?


0
321 shares

A corrida tem ganhado espaço no dia a dia de muitas pessoas. Algumas estão começando agora, outras já são amantes dessa prática há anos. Alguns corredores preferem correr acompanhados, outros preferem sozinhos. Escolhem seus lugares preferidos: parques, lagoas, estradas, esteira, etc. O importante é correr!

Quem optou por correr sozinho, está mesmo sozinho?

Todo esporte tem competição, na corrida não seria diferente. Aquele que ultrapassar a linha de chegada primeiro, ganha! Mas quando o corredor corre sozinho ele tem outra companhia e ao mesmo tempo, pode ter outro adversário: ele mesmo!

É dada a largada e a ansiedade a todo vapor. Após aproximadamente 15 minutos aquela sensação maravilhosa da serotonina sendo liberada e a certeza de que terminará a prova sem nenhum problema. Ao longo do caminho as pernas começam a pesar mais, a respiração não é a mesma do começo do percurso.

Fisicamente, você sabe que está bem e que tem condições de completar a prova sem nenhuma lesão. Mas então sua cabeça trava uma competição consigo mesmo. Cada metro, cada km e várias dúvidas. “será que vou conseguir terminar essa prova?” ou “será que vou completar em quanto tempo?”.

A pressão imposta pelo próprio corredor, o compromisso consigo mesmo, um objetivo internalizado está ali o tempo todo, em cada passo somado ao cansaço do corpo. Parar ou continuar? Aumentar o passo ou diminuir? O exemplo acima pode acontecer com todos os tipos de corredores: corredores de final de semana, corredores de todo dia, corredores amadores e profissionais.

http---prod.static9.net.au-_-media-Network-Images-Running-bad-on-knees-160414

O diálogo interno, mesmo com o som mais alto no fone de ouvido, é o que faz a diferença para a conclusão de uma prova, para melhorar seu pace ou bater um recorde pessoal. O pensamento positivo de “eu consigo”, o equilíbrio emocional diante das adversidades da corrida (sol, chuva, vento, elevações e declives ao longo do percurso) e o bem estar consigo mesmo são peças chaves para todo corredor. Ao contrário do pensamento sabotador de “eu não sou capaz”, que limita e incapacita.

Então, você é sua melhor companhia ou seu pior adversário?


Dhauana Lacerda

Psicóloga, apaixonada por corrida, especialmente na Lagoa da Pampulha. Realiza atendimentos clínicos para aprendizado de novos hábitos, transtornos alimentares e obesidade.
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
X